É eco-friendly.
Os produtores de algodão tradicional usam quantidades excessivas de pesticidas tóxicos. Para perceberem quão grave é esta questão, a cultura do algodão usa 16% dos insecticidas e 7% dos pesticidas usados em todo o mundo. E, consequentemente, essas toxinas poluem os nossos oceanos, rios e outros cursos de água, afetando a fauna e a flora.
Por outro lado, a produção de algodão orgânico recorre apenas a processos naturais. Não são usados produtos químicos tóxicos ou OGM (organismos geneticamente modificados). Isto significa que a cultura não prejudica nem o solo, nem o ar que respiramos ou a água que bebemos. A produção do algodão orgânico consome 88% menos água e 62% menos de energia. Produz menos 46% de emissões de CO2 do que o algodão tradicional, graças ao menor consumo de combustível e de energia.
Tudo isto resulta numa redução da pegada ambiental.
Mais poder para os produtores.
Na agricultura orgânica é proibido o uso de sementes geneticamente modificadas, o que significa que os agricultores não precisam ficar dependentes de grandes empresas agrícolas. Em vez disso, guardam as suas sementes ano após ano e trabalham com o meio ambiente de uma forma sustentável e a longo prazo.
Não é tóxico para o teu bebé.
O facto da cultura de algodão orgânico não usar toxinas e pesticidas, faz com que as roupas do teu bebé sejam mais seguras e reduz o risco de hipersensibilidade.
Melhor aproveitamento da
água da chuva.
As culturas de algodão orgânico tiram melhor proveito da água da chuva. Este tipo de cultura cria solos saudáveis, que atuam como uma esponja, retendo a água durante as cheias e aproveitando essa reserva nos meses secos.
A tua escolha vai fazer a diferença.
Em 2015, 26 milhões de toneladas de algodão foram produzidas globalmente, grande parte para a indústria de confecções. O algodão orgânico representa menos de 1% desse valor. Ao escolher o algodão orgânico em vez do convencional, tens o poder para influenciar marcas, fabricantes e até mesmo agricultores.
A tua escolha cuida do mundo e das pessoas de quem gostas. Podes começar por influenciar todos à tua volta para a mudança ser mais rápida.
As roupas duram mais tempo.
Ao optar por algodão orgânico, não precisamos de abdicar da qualidade dos produtos em prol dos benefícios ambientais e sociais. As roupas com algodão orgânico duram mais em comparação com o algodão tradicional.
Tem impacto na nossa alimentação.
O óleo de semente de algodão é usado em vários produtos alimentares, como biscoitos, batatas fritas e óleo vegetal, mas é também é usado na alimentação de gado. Desta forma, este subproduto pode entrar em nossa dieta.
Ao darmos preferência ao algodão orgânico, estamos a ganhar algum controlo não só no que vestimos, mas também no que ingerimos. E, se pudermos não incluir insecticidas, pesticidas e outras toxinas na nossa alimentação, tanto melhor.
Agricultores seguros.
A produção de algodão orgânico traz benefícios para os agricultores: não são expostos a toxinas químicas e geram mais lucros para suas colheitas. Também podem cultivar outros alimentos nas suas terras ao cultivarem algodão orgânico, pois a diversidade de culturas é uma parte essencial da agricultura orgânica.