O banho é possivelmente o momento mais relaxante do nosso dia. Mas, para os bebés, o banho não é necessariamente uma boa experiência. O objetivo de todos os pais é conseguir ensinar o bebé a usufruir do momento e relaxar para uma boa noite de descanso.
A melhor forma de entendermos o banho da perspetiva de um bebé é colocarmo-nos na sua posição. Os bebés não têm o conceito de banho
e há um momento, que lhes é completamente imprevisível, em que são imergidos e estão constantemente a levar com água na cabeça e na cara.
Not a good feeling, huh?
Escolhe a altura certa para o banho.
Cada bebé é único e a hora do banho poderá diferir de uns para outros. O nosso conselho é que escolham uma altura em que o bebé não esteja nem cansado nem com fome. Isso aumentará a tolerância dele para uma experiência que pode não ser a mais confortável.
Faz uma transição gradual do
bebé para a banheira.
Nem todos os bebés estão confortáveis com ser imergidos de uma vez numa banheira cheia de água. Poderá ser uma boa estratégia ir adicionando água (previamente temperada e reservada) à banheira de forma lenta e gradual.
Da mesma forma, o barulho da água a encher a banheira pode desencadear medo em alguns bebés. Se for o caso, a água já deverá estar na banheira quando o bebé vier para o local do banho. Coloca o bebé em contacto com a água lentamente, para ele ter tempo de se adaptar ao novo meio.
Fala com o teu bebé com uma voz serena e carinhosa.
A tua voz no tom certo poderá ter um efeito surpreendentemente apaziguador no teu bebé. Com tranquilidade, comunica com ele e fá-lo sentir-se seguro e confortável.
Cria uma rotina.
A rotina é o que vai dizer ao bebé o que esperar a seguir. Tomar banho sempre à mesma hora todas as noites, ajuda-o a prever o que esperar e isso dá-lhe segurança. Podes ainda associar um objeto ou uma música específica ao momento.
Mudar constantemente a hora do banho, pode confundir o bebé e baralhar o seu ritmo.
Toma banho com o bebé.
Tomar banho com o bebé poderá ser uma boa forma de lhe transmitir segurança. Podes entrar na banheira e dar banho com o bebé deitado no teu colo. Poderá ser também um bom momento para fortalecer laços. No entanto, aconselhamos que os teus produtos de banho não entrem em contacto com o bebé. Idealmente, toma banho a seguir sozinha(o).
Encontra uma posição confortável para ti. Se estiveres confortável, o teu bebé sentir-se-à mais seguro.
Independentemente da banheira que escolheste, tenta encontrar a melhor posição para estares confortável. Se estiveres de joelhos, arranja uma almofadinha para os suportar. Poderá tornar-se doloroso se estiveres apoiada(o) no chão.
Faz uma massagem depois do banho.
Uma cereja no topo do bolo deste momento relaxante pode ser começar ou acabar com uma massagem com o creme/óleo do bebé. Uma massagem pode ajudá-los a relaxar e a dormir melhor.
Certifica-te que a água está à temperatura certa.
A água do banho deverá estar entre os 36/37°C, que é o equivalente à temperatura corporal. Também a temperatura ambiente do local do banho deverá estar confortável. Desta forma, o bebé não sentirá a diferença de temperatura, nem quando estiver a ser despido, nem quando entrar na água e será mais fácil adaptar-se apenas à sensação da água no corpo.
Para a saída do banho não ser uma experiência desconfortável para o bebé, veste-o ou na divisão onde lhe deste banho ou numa adjacente igualmente aquecida.
Usa os produtos certos para
o banho do bebé.
Escolhe os produtos mais adequados à pele do teu bebé. Idealmente produtos naturais, sem agentes químicos de formação de espuma e que não ardam nos olhos. Se o teu bebé tiver pele seca, opta por um óleo lavante,
Junta uns brinquedos à banheira e põe uma música a tocar baixinho.
Experimenta juntar uns brinquedos para o banho: as cores, o movimento e o chapinhar na água poderão ajudar o bebé a abstrair-se do que o pode deixar desconfortável. Se ajudar, coloca uma música de fundo. Mas, caso optes por dar banho à noite, investe em algo pouco estimulante — queremos que o bebé perceba que esta é a hora para desacelerar.